
A História do Computador
Conheça um pouco mais sobre essa história interessantíssima.
Dispositivos Mecânicos (3000 a.C. - 1880)
Ábaco (3000 a.C.)
Engana-se quem pensa que a história do computador começa com o famoso ENIAC. A história do computador se inicia com equipamentos capazes de efetuar cálculos. O ábaco permitia tais funções de contagem, possibilitando que comerciantes registrassem dados sobre suas colheitas.
Pascal (1642)
Blaise Pascal foi um filósofo e matemático francês que em 1642 construiu um contador mecânico que realizava operações de soma e subtração através de rodas e engrenagens.
Leibniz (1672)
Gottfried Leibniz construiu uma calculadora que realizava as 4 operações aritméticas. A calculadora alemã era uma duplicata da de Pascal, ela permitia a realização de multiplicação e divisão através de repetição.
Joseph Jacquard (1801)
Em 1801, ele produziu um retrato em tecelagem, cuja produção foi inteiramente realizada com dispositivos mecânicos e controlada automaticamente (cartões perfurados).
Babbage (1823)
Em 1823 o inglês Charles Babbage criou a Máquina de Diferenças que realizava sucessivas operações de adição e subtração, baseada no processo de diferenças finitas e permitia o cálculo de polinômios e funções; imprimia o resultado (em uma placa de cobre para posterior impressão em papel)
Já em 1833 sua criação foi a Máquina Analítica (não funcionou). Ela possuía memória, processador e saída.
Dispositivos Eletromecânicos (1880 - 1930)
Com o advento do motor elétrico, surgiu uma grande quantidade de maquinas acionadas por motores elétricos, baseadas no princípio de Pascal.
Herman Hollerith (1889)
Desenvolveu o cartão perfurado para armazenar dados. Desenvolveu também uma máquina tabuladora mecânica, acionada por motor elétrico, ela fazia contas, classificava e ordenava infromações. Essa máquina foi usada em 1890 para apuração dos dados do censo dos EUA.
Konrad Zuse (1935)
Estudante de engenharia alemão, sua ideia consistia em criar uma máquina que usasse relés mecânicos que, atuando como chaves, podiam abrir ou fechar automaticamente, o que levou à utilização dos números binários. Em 1936, ele criou a sua primeira máquina, Z1.
Componentes Eletrônicos (1930 - 1945)
Os computadores mecânicos e eletromecânicos possuíam alguns problemas: baixa velocidade de processamento e falta de confiabilidade dos resultados. A válvula, componente eletrônico inventada em 1906, foi uma tentativa dos cientistas em solucionar esses problemas com a utilização de elementos de armazenamento e chaveamento que não tivessem partes mecânicas e fossem mais rápidas.
Alan Turing (1943)
Construiu o primeiro computador verdadeiramente eletrônico, com o intuito de quebrar códigos militares secretos de comunicação dos alemães. O Colossus foi construído com válvulas eletrônicas.
Computadores Eletrônicos (1945 - ?)
COMPUTADORES Á VÁLVULA
ENIAC (1943-1946)
O Eletronic Numerical Integrator And Computer foi o primeiro computador eletrônico e digital para emprego geral. Projetado por John Mauchly e John Eckert inspirado no projeto de Atanasoff. Ele continha 17000 válvulas, pesava 30 toneladas e realizava 10000 operações por segundo. Ainda tratava-se de uma máquina decimal.
EDVAC e IAS (1946)
O EDVAC foi um aperfeiçoamento do ENIAC. Tratavam-se de computadores eletrônicos de programa armazenado. A arquitetura desses (conhecida como arquitetura de Von Neumann) é empregada até os dias atuais.
UNIVAC I (1950)
Primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos.
COMPUTADORES TRANSISTORIZADOS
Em 1947, John Bardeen, Walter Bratain e Willian Schockley produziram o efeito transistor. Os transistores formaram a base dos computadores digitais até hoje. Poder ligar e desligar a corrente é a base da lógica digital. Nesta geração de computadores fatos históricos ocorreram, entre eles o aparecimento de linguagens de programação de alto nível – FORTRAN para o IBM 704.
TX-0 (1957)
Esse foi o primeiro computador transistorizado, desenvolvido no MIT.
COMPUTADORES COM CIRCUITOS INTEGRADOS
Jack Kilby (1958)
Texas Instruments colocou 2 circuitos em uma mesma peça.
IBM (1964)
A IBM lançou a sua mais famosa “família” de computadores, a série 1360. Entre as inovações dessa série estão: emprego da técnica chamada multiprogramação e memória principal orientada a byte (técnica usada até hoje).
COMPUTADORES COM VLSI
A sigla VLSI (Very Large Scale Integration) é dada a classe de dispositivos eletrônicos capazes de armazenar, em uma única pastilha (“chip”), milhões de componentes. Em 1972, essa técnica conduziu ao desenvolvimento dos computadores pessoais (microcomputadores).
COMPUTADORES PESSOAIS
INTEL 4004 (1971)
A Intel Corporation produziu a primeira CPU em apenas uma pastilha de circuito integrado.
INTEL 8080 (1973)
Primeiro microprocessador de emprego geral do mundo.
Altair (1975)
A Fabricante MITS construiu o primeiro microcomputador baseado no processador Intel 8080. Utilizava um interpretador da linguagem Basic desenvolvido por Bill Gates e Paul Allen, que fundaram a Microsoft.







Fonte MONTEIRO, Mário. Introdução à organização de computadores. Rio de Janeiro: LTC, 1996.
Apple I (1976)
Embora o projeto do Apple I fosse bastante avançado para a época, ele era formado por apenas uma placa de circuito armazenada numa caixa de madeira e foi recusado por algumas empresas como a Atari e a HP. Foi a partir dele que a empresa Apple nasceu.
Apple II (1977)
Apesar de ter um preço elevado, fez muito sucesso por vir em um gabinete de plástico com um teclado incorporado, muito semelhante aos computadores presentes hoje.
IBM PC (1981)
Em 1981 a IBM lança o PC-5150 que apresentava uma memória de 64 kbytes de memória. Seu sistema operacional era o MS-DOS desenvolvido pela Microsoft, permitindo uma aliança entre a IBM e a Microsoft.
Osborne I (1981)
No ano de 1981 foi lançado o primeiro computador portátil.
Apple Lisa (1983)
Um computador que apresentava uma memória de 1 megabytes, drives de disquete, disco rígido de 5 megabytes e um monitor de 12” com uma interface elaborada e a AppleWorks, uma suíte de aplicativos parecido com o Office.
Macintosh (1984)
Trazia o sistema operacional Mac OS 1.0 e foi o responsável por popularizar a interface gráfica. Apesar de seu grande sucesso, o Macintosh desestabilizou a empresa, que chegou até a demitir o próprio fundador da Apple, Steve Jobs.
Windows 1.0 (1985)
Embora tenha sido comercializado apenas em 1985 se originou em 1981. Trouxe para o usuário o mouse, o recurso de multitarefa e uma interface colorida.
Windows 2.0 (1987)
Apresentava uma interface parecida com a versão 1.0, porém com gráficos melhores e mais recursos. Foi a partir desta versão que os programas Word e Excel foram incluídos, atalhos no teclado foram criados e a sobreposição de janelas abertas algo permitido. E possuía um processador da Intel.
Windows 3.0 (1990)
Apresentava gráficos com 16 cores e ícones aperfeiçoados. Foi nesta versão do Windows que o Gerenciador de Programas e de Arquivos foram introduzidos e também jogos como Paciência e Campo Minado.
PowerPC (1994)
Disponibilizado pela Apple apresentava um processador rápido e produzido em parte pela IBM. Não foi muito bem aceito pelo fato de seu processador ser incompatível com os utilizados anteriormente nos Macs, logo todos os programas tiveram de ser reescritos, provocando dor de cabeça não só nos desenvolvedores, como também nos usuários. A solução da Apple foi criar um programa que emulava softwares, causando lentidão e problemas no sistema.
Windows 95
Apresentava suporte integrado para Internet e novos recursos Plug and Play, permitindo instalar facilmente hardwares e softwares. Seu sistema operacional era de 32 bits e estava disponível em 12 linguas. Marca a aparição do menu Iniciar e da barra de tarefas.
iMac (1998)
A Apple revoluciona o conceito de computador, trazendo os componentes internos dentro de um monitor. Sua aparência e ausência de cabos conectores chamou a atenção do publico jovem, o que colaborou na popularização da marca. Windows 98 Suportava a leitura de DVDs e de dispositivos USB e apresentou a barra de inicio rápido. Foi a ultima versão baseada em MS-DOS.
Windows ME (2000)
Apareceu pela primeira vez o recurso de Restauração de Sistema, permitindo reverter a configuração do software para uma data ou hora anterior a um certo problema ocorrido. Windows 2000 Trouxe grande aperfeiçoamento em estabilidade, facilidade de uso e compatibilidade com a internet.
iPod (2001)
A Apple lança um player portátil de áudio e vídeo.
Mac OS (2001)
O sistema operacional da Apple sofre diversas mudanças tendo o UNIX como base, sendo mais robusto e agradável.
Windows XP (2001)
Apresentou disponibilidade em 25 idiomas. E devido a maior popularidade dos vírus atualizações online de segurança eram entregues aos consumidores. Primeiro sistema operacional que suportava processadores 64 bits, projetado para trabalhar mais.
MacBook (2006)
Trouxe um processador Intel (ao contrário do PowerPC) e trouxe recursos interessantes por um preço acessível.
Windows Vista (2006)
Foi apresentado com o sistema de segurança mais forte já visto ate então, através do Controle de Conta de Usuário, que ajuda a evitar que programas façam alterações no seu computador.
iPhone (2007)
Trouxe a popularização da tecnologia Multi Touch.
Windows 7 (2009)
Torna comum a conexão à Internet através de redes sem fio. Marca o início do Windows Touch.
Windows 8 (2012)
Apresenta uma interface totalmente nova, que funciona tanto ao toque como com um teclado e mouse.